-
Arquitetos: Manu Pages Taller d'Arquitectura
- Área: 275 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:José Hevia, Iván Caño
-
Fabricantes: CUBRO Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Talvez três dos medos mais comuns nesta profissão convergem na reforma deste local no térreo, no bairro de Poblenou, Barcelona.
Tudo começou com uma ligação de um bom amigo que nos propôs acompanhá-lo no processo de adaptação de uma antiga oficina de pranchas de surfe para transformá-la em um estúdio fotográfico. Desde o início, o projeto nos pareceu interessante, então sem pensar muito e com muita vontade, aceitamos o desafio.
Foi uma surpresa descobrir que a ligação em questão estava sendo feita do próprio local que iríamos reformar e, literalmente, com um martelo na mão para consultar se um fechamento era uma parede de vedação ou estrutural. Assim começou um processo criativo intenso, com a redação frenética de projetos, várias visitas à obra, modificações e croquis via WhatsApp.
A antiga oficina de pranchas de surfe, localizada neste térreo, consistia em um primeiro espaço longo e estreito correspondente aos andares dos pisos superiores, que depois se abria para um grande espaço de proporções quadradas correspondente ao pátio interno do terreno.
Neste segundo espaço, e graças à altura da cobertura existente, foi construído um mezanino que ocupava toda a sala, gerando um espaço escuro, pouco ventilado e cheio de pilares.
A primeira tarefa consistiu em remover a maior parte dos pilares do mezanino para permitir tomadas de câmera mais longas, sem obstáculos no meio. Em seguida, foi feito um corte no piso e claraboias generosas na cobertura, banhando o estúdio com luz natural.
Como se tratava de um estúdio com a possibilidade de ser alugado pontualmente, foram projetados armários espaçosos para armazenar todo o material técnico e deixar o espaço completamente livre. Por fim, e com a dupla intenção de unificar as ações e conveniência para um estúdio fotográfico, tudo foi pintado de branco.